Quais são os principais tipos de luz para uma boa iluminação nos ambientes internos da casa?

Iluminar seus ambientes pode parecer uma tarefa simples. No entanto com a variedade de tipos de lâmpadas, cores, tamanhos e intensidades fica fácil cometer alguns erros, seja por iluminar demais, como fornecer pouca iluminação para ambientes como a cozinha. Para ajudar na hora de escolha, criamos este artigo com tudo sobre iluminação: escolha a correta para seus ambientes!

Se você tem seus ambientes já definidos, com móveis planejados e posicionados, chegou a hora de pensar na iluminação. Neste artigo vamos te mostrar quais as melhores escolhas de acordo com o ambiente. Leia até o final e não perca nenhuma dica!

Cor adequeada para cada ambiente:

Atualmente, existem duas temperaturas de cor. Cada uma exerce uma função diferente. Confira:

Quentes

Lâmpadas classificadas como quentes, são as que fornecem uma luminosidade mais alaranjada/amarelada. Tais cores são ideais para ambientes aconchegantes, relaxantes, como salas e dormitórios.

Frias

A outra temperatura de cor oferecida no mercado é a luz fria, com tons brancos, azulados, perfeitos para locais que necessitam boa iluminação como cozinhas, escritórios e banheiros.

A escolha equivocada da temperatura de cor pode causar bastante desconforto aos moradores, portanto preste bastante atenção no nosso artigo para não cometer erros!

Tipos de iluminação:

Iluminação Difusa

É o tipo de iluminação mais conhecida e óbvia. Não por isso menos importante. É uma luz central, no teto, com o intuito de fornecer luminosidade por completo em um ambiente. Normalmente utilizada em dormitórios e salas de estar.

Iluminação Direta

Móveis, objetos e locais que exigem maior concentração de luminosidade são enfatizados com este tipo de iluminação. Também pode ser usado para criar um clima mais intimista do ambiente.

Iluminação Indireta

Sem um foco específico, a iluminação indireta basicamente reflete em uma superfície e se espalha pelo ambiente. Com tons mais amarelados, gera conforto visual para proporcionar um ambiente propício para o descanso e relaxamento. Pode ser aplicada em salas de estar, dormitórios e cozinhas. Tudo sobre iluminação: escolha a correta para seus ambientes!

Iluminação x ambientes:

A iluminação para a Cozinha

Local reservado para o preparo e consumo de refeições, a cozinha deve contar com iluminações que aumentem o foco em pontos especiais, principalmente onde os alimentos serão cortados ou manuseados. Portanto se faz necessário uma boa luminosidade para a segurança de quem fará uso do cômodo com facas e utensílios.

A iluminação da Sala de Jantar/Estar

Por ser um ambiente onde ocorrem confraternizações e a convivência entre os moradores e visitas, é necessário o investimento em uma iluminação central e direta, com o uso de plafons, spots e pendentes que destaquem locais específicos, como a mesa da sala de jantar, painel de TV ou a decoração.

Iluminação para o Quarto

Em tempos onde o descanso se faz tão necessário, é muito importante tratar nossos dormitórios como refúgio para o relaxamento. É preciso causar um efeito intimista e aconchegante, com tons de luzes suaves, para conforto visual e clima mais aconchegante.

Iluminação para o Banheiro

Já o banheiro deve contar com focos diretos de luz em pontos específicos, como no espelho, na pia, no box e no vaso sanitário para dar ênfase em acessórios de decoração.

Aliada a iluminação, pode-se também optar por sistemas de automação, que facilitam a vida dos moradores; programar quais luminárias precisam ou não estar acesas, pode diminuir o consumo energético e deixar a vida mais prática e bela na casa.

Por fim, agora que você já conhece os diferentes tipos de iluminações e suas aplicações, pense nas melhores opções para que cada ambiente transmita exatamente o que você deseja.

Ainda ficou com dúvidas? Nos siga nas redes sociais e nos chame no direct!

Instagram: https://www.instagram.com/casanovaitalinea/

Facebook: https://www.facebook.com/casanovaitalinea/