Os 11 erros mais comuns em cozinhas planejadas

Por mais único que seja o seu dia-a-dia ou estilo de vida, a cozinha é onde ficamos grande parte do tempo: seja na hora do lanche, do café, do café da manhã, do almoço, da janta, ou na hora de receber amigos. É uma infinidade de atividades e momentos que passamos dentro deste cômodo, por isso o grande sonho de muita gente é ter aquela cozinha linda planejada. Para ajudar você a evitar dor de cabeça, fizemos este artigo dando dicas para que você não cometa os 11 erros mais comuns em cozinhas planejadas.

No entanto, a hora de realizar esse sonho pode não ser tão feliz quanto imaginávamos se não fizermos um bom projeto. Por isso aqui na Casa Nova damos muito importância para a realização do “briefing” – momento onde o consultor/projetista ouve e entende as reais necessidades do cliente, para poder elaborar um projeto que atenda suas demandas e seja funcional.

1. Não ouvir um profissional

Pode parecer clichê e óbvio, mas não podemos desconsiderar a experiência e conhecimento de um projetista ou designer de interiores qualificado. A hora da escolha de um loja qualificada como a Casa Nova, é garantia de ser atendido por profissionais altamente preparados e qualificados para atender suas necessidades da maneira mais funcional possível.

2. Não pensar na viabilidade de idéias

Muitas vezes ao procurar referências, nos deparamos com idéias no Pinterest ou outras redes sociais, porém muitas das idéias que vemos na internet não são funcionais ou viáveis, por isso de novo a importância do profissional qualificado para projetar.

3. Micro-ondas muito alto

A distância entre o micro-ondas e o chão deve ser de 1,30 cm a 1,50 cm. Mais alto que isso, os moradores não conseguem acessar o eletrodoméstico com tanta facilidade.

4. Não pensar bem na bancada

Uma das maiores reclamações sobre a montagem de uma cozinha é a falta de bancadas. Cuidado para não se esquecer da bancada da cozinha. Essa área deve ter um bom espaço para o morador preparar os alimentos – ainda mais se você é uma pessoa que gosta de cozinhar.

5. Muitas portas, poucas gavetas

Além das tradicionais portas, a marcenaria da cozinha pede gavetas e gavetões. Esses compartimentos são mais práticos e facilitam as tarefas do dia a dia. Por isso, anote todos os itens que serão alocados em cada parte do projeto, para não esquecer de nada.

6. Puxadores externos em cozinhas pequenas

Por ter um espaço de circulação restrito, a cozinha pequena não combina com puxadores externos, sacados. Quando o morador se desloca na cozinha para cozinhar ou lavar louça, é muito fácil esbarrar nos puxadores e se machucar.

A melhor escolha para os armários inferiores é o puxador embutido, como é o caso do fecho toque, cava ou perfil de alumínio.

7. Poucos pontos de tomada

A definição dos pontos elétricos é feita antes de instalar os móveis planejados. Ela deve considerar não só a geladeira e o forno, mas também todos os eletroportáteis que são usados no dia a dia, como liquidificador, cafeteira e torradeira.

8 – Ausência da divisão entre área molhada e seca

É importante que exista uma área molhada ao lado da cuba, com um pequeno desnível em relação a área seca. Nesse espaço você lava louças ou mesmo higieniza os alimentos.

A separação criada pelo desnível é essencial para não escorrer água na parte seca (especialmente se houver um cooktop instalado).

9. Rodapé rente à porta do armário

Quando instalado rente à porta inferior do armário, o rodapé compromete a praticidade da cozinha. A melhor saída é instalá-lo com um recuo de 10 cm. Desse modo, você consegue encaixar os pés na hora de lavar louças.

10. Não pensar na iluminação

Uma cozinha, diferente de outros cômodos da casa, não pode se dar ao luxo de ter uma má iluminação. Além de criar uma atmosfera ruim e desagradável, um ambiente escuro acaba por diminuir ainda mais o espaço que muitas vezes já não é dos maiores. E, na hora de cozinhar e durante outras tarefas como lavar a louça, sem uma luz intensa e focada tudo isso pode incomodar bastante no uso diário.

11. Não considerar o uso de um exaustor

Se você não gosta de cozinhar e não usa muito essa parte da casa, tudo bem. Se você costuma preparar muitas refeições, este aparelho será seu melhor amigo. Lembre-se: uma cozinha planejada não é completa apenas no visual, mas também em todas as suas funções.

E você? Cometeu já algum erro desses? Então nos siga nas redes sociais e fique atento às nossas dicas!

Instagram: https://www.instagram.com/casanovaitalinea/

Facebook: https://www.facebook.com/casanovaitalinea/