10 razões para você ter plantas na sua decoração

Quem disse que plantas são exclusividade de quem mora em casa ou em locais com abundância de espaço e/ou varanda? É possível criar um ambiente totalmente vivo independente do tamanho.

Com tantas técnicas de “faça você mesmo” e listas de plantas que vivem bem em interiores, qualquer um pode montar o seu cantinho verde dentro de casa. Afinal de contas, quer coisa melhor do que a energia positiva que a natureza transmite dentro da sua própria casa? Para te incentivar ainda mais escrevemos este artigo: 10 razões pelas quais todos devem ter plantas na decoração.

1 – Plantas são terapêuticas

O contato com a natureza faz com que nossa pressão sanguínea diminua, aumentando a sensação de paz e tranquilidade. O processo de decorar com flores é sempre recompensador, pois incentiva a criatividade por meio da escolha de espécies e vasos que combinam com você e a sua casa.

2 – Plantas são cheirosas

Plantas podem liberar cheiros que relaxam, que evocam memórias e que naturalmente trazem um maior bem estar. A ligação entre o sistema olfativo e o cérebro é tão grande, que a reação é imediata.

3- Plantas têm vida!

Certamente, o crescimento de cada caule e folhinha vão encher seu dia de alegria e orgulho da sua capacidade de cuidar delas!

4 – Plantas purificam o ar

Há plantas e flores que purificam o ar da casa, melhoram a qualidade do sono, o nosso bem estar e o dia a dia. A descoberta é do final dos anos 80, quando a NASA se juntou com profissionais de diversas áreas para criar o estudo. A pesquisa garante que as espécies comuns testadas filtram poluentes, produtos químicos tóxicos, compostos orgânicos voláteis, além de gerar oxigênio, ajudar na umidade e absorver os gases nocivos à saúde.

Certas plantas são até eficazes na remoção do benzeno, amoníaco, formaldeído, tricloroetileno e xileno, e podem ter efeitos benéficos, ajudando as pessoas a não terem dores de cabeça e irritação nos olhos, por exemplo.

5 – Diminuem os barulhos e a temperatura dentro de casa

Sim, as plantas contribuem para diminuir o barulho e abaixar a temperatura dentro de casa. Folhas e árvores, por exemplo, filtram os raios do sol e podem canalizar os ventos, além de amortecer os ruídos com a absorção das ondas sonoras.

Muros com trepadeiras e heras, corredores de plantas, arbustos perto das janelas e até telhados feitos de forração, são barreiras naturais acústicas e do calor. O jasmim-estrela, a glicínia, a tumbérgia, a unha-de-gato, a madressilva são ótimas para isso, têm uma folhagem densa, crescem rapidamente e são fáceis de cuidar.

6 – São ótimas para a alimentação e o corpo (cultivo de temperos e ervas)

Já pensou em ter ervas e temperos fresquinhos na cozinha, e poder colher apenas o que vai usar? Uma mini horta em casa pode facilitar muito nessa hora!

Vale a pena investir em manjericão, cebolinha, erva cidreira, hortelã, salsinha, e até remédios naturais, como a aloe vera, bons aliados na hora de uma alimentação mais natural e cheios de nutrientes para o corpo. Além disso, uma mini horta ainda decora, poupa tempo e dinheiro!

7 – Com plantas em casa, você fica menos doente

Plantas e flores melhoram (e muito!) a umidade do ar: aproximadamente 97% da água absorvida por elas é devolvida para o ambiente. Isso significa que elas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável.

Ao umidificarem o ar, diminuem alergias e outras doenças respiratórias. Segundo um estudo norueguês, plantas no ambiente de trabalho também ajudam a reduzir resfriados, dores de cabeça e de garganta em até 30%.

8 – Com elas, aprendemos a ter paciência e aceitar os ciclos da vida

O ritmo certo, a responsabilidade sobre um outro ser, seu crescimento, valorizar mais o meio ambiente e o mundo ao seu redor: com um simples vasinho podemos aprender muito. Ficamos felizes quando a orquídea dá flor, quando a samambaia brota, quando o feijão plantado no algodão nasce (nostalgia!).

Com as plantas aprendemos que temos que respeitar os ciclos da natureza, ter paciência (afinal, a planta cresce em seu tempo), que depois que suas folhas caem há sempre a sua renovação. Elas também são uma ótima metáfora para ensinar esses princípios para as crianças.

Gostou? Que tal projetar seus ambientes já pensando em decorar com plantas e muito verde? Entre em contato com a Casa Nova que temos projetistas preparados para auxiliar nas suas escolhas!

Nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdos como este!

Instagram: https://www.instagram.com/casanovaitalinea/

Facebook: https://www.facebook.com/casanovaitalinea/