MDP x MDF: Mitos e Verdades

Muitas dúvidas surgem no momento em que decidimos mobiliar nossa casa com móveis planejados. A principal delas é em relação à qualidade do material utilizado, já que valor investido, por ser um pouco mais alto, é natural que procuremos opções que tenham a maior durabilidade possível. Para ajudar nesse momento de tantas dúvidas, criamos este artigo: MDP x MDF: Mitos e Verdades.

A seguir vamos te explicar quais as melhores utilizações de cada material e com isso te ajudar na hora de decidir qual tipo de móvel/material adquirir.

Diferenças entre MDF e MDP

MDP – Medium Density Particleboard (Painel de partículas de média densidade)

São painéis formados por partículas de madeiras selecionadas, provenientes de reflorestamento. Essas partículas são entrelaçadas e aglutinadas entre si com resinas especiais através da ação conjunta de pressão e calor, garantindo assim grande resistência à flexão. Sua principal característica é a alta densidade das camadas superficiais o que possibilita acabamento superior nos processos de revestimento.

MDF – Medium Density Fiberboard (Painel de fibras de média densidade)

Semelhante ao painel de MDP, porém na sua fabricação são utilizadas fibras de madeira. A chapa possui estrutura mais compacta e uniforme. Em sua formulação utilizada resina a base de uréia-formaldeído para aglutinar as fibras, formando o painel.

Mitos e Verdades sobre o MDF e MDP

  • Ambos os materiais são excelentes para a produção de móveis. Tanto o MDF quanto o MDP têm vantagens próprias. – VERDADE
  • MDF e MDP é tudo igual. – MITO – As chapas de ambos materiais utilizados pela Casa Nova Italínea são de qualidade superior as encontradas na maioria das lojas.
  • MDP pode “inchar” com a alta umidade em ambientes como cozinha e banheiros. – MITO – Tanto o MDP quanto o MDF são feitos a partir de madeira (suscetível à umidade), porém todos os lados das peças devem ser revestidos para evitar a absorção de umidade.
  • MDP é o antigo aglomerado de madeira, tendo qualidade inferior ao MDF. – MITO – Aglomerado é Ambos tem suas características e propriedades e são muito bons quando usados juntos em um projeto.
  • MDF Possui grande maleabilidade de uso. Por apresentar uma estrutura mais uniforme e compacta, permite a formação de curvas para aplicação em móveis ou outras estruturas, possibilitando explorar um design mais criativo. – VERDADE
  • Não existe “melhor” ou “pior”, apenas o material ideal de acordo com sua aplicação e utilidade. – VERDADE
  • MDF e MDP Italínea não sofrem ataques de cupins, fungos ou parasitas, pois no processo de fabricação, além de altas temperaturas, são utilizados produtos químicos como o formol, que impedem a proliferação de qualquer praga que possa existir e danificar a madeira. – VERDADE
  • Se tratando de móveis, não há nada que o MDP não seja indicado. Respeitando suas limitações de estrutura. – VERDADE
  • Como diferenciais o MDP oferece resistência maior do que outros materiais à retirada de parafusos, além disso, sua estrutura menos densa permite ser utilizada em portas grandes, tampos de bancada mais grossos, e é incrivelmente mais resistente a empenamento. – VERDADE

Por fim, esperamos ter mostrado as qualidades e benefícios do uso dos dois materiais. Não é uma competição entre um e outro e sim o benefício do uso dos dois materiais em conjunto, buscando tirar proveito do que cada um tem a oferecer de melhor.

Gostou das nossas dicas? Então nos siga nas redes sociais e fique atento às nossas publicações!

Que tal fazer um orçamento com a Casa Nova? Clique aqui.

Instagram: https://www.instagram.com/casanovaitalinea/

Facebook: https://www.facebook.com/casanovaitalinea/